sábado, 14 de maio de 2011

ILUSTRAÇÕES PARA O LIVRO "DICIONÁRIO SEM EDUCAÇÃO"






Ilustrações feitas para o livro "Dicionário Sem Educação", escrito pelo professor Celso Ferrarezi e ilustrado pelo babaca que vos escreve, e que será publicado em breve (estamos correndo atrás, o projeto já foi aprovado na Lei de incentivo a cultura).


O livro critica, de forma dura, mas bem humorada, a educação no Brasil. Eu me identifiquei demais com a proposta, pois sempre considerei a escola, da maneira como é, uma tragédia.

Da 1ª a 4ª série, sempre fui um dos melhores alunos da classe, tirava notas altas, tinha muito interesse. Mas um dia, na 5ª série, com 11 anos de idade, resolvi mostrar os gibis que desenhava para minha professora de Educação Artistica. Ela respondeu: "O que isso tem a ver com a minha matéria? Volte para seu lugar!"

Como eu já sabia o que seria quando crescer, eu pensei "o que estou fazendo aqui então?"

A partir dali, me tornei um péssimo aluno, tirava notas ruins e passava de ano sempre raspando. Só me interessavam os livros e os quadrinhos (sim, os gibis me ensinaram muito). E aprendi mais com eles do que na escola.

Não digo que foi uma decisão acertada em minha vida, pois hoje acho que o aluno tem que ajudar a escola a ser uma coisa melhor, e não boicotá-la, como fiz.

Mas, infelizmente, a escola, que deveria ser um lugar que nos prepara para a vida, serve apenas para passar de ano. Nos prepara para o vestibular.



Postar um comentário